sábado, 31 de março de 2012

Os quatro objetivos da vida e os Nakshatras


Tradução livre do texto de YENBEEYES (Nakshatra and Aim).
Nakshatras podem ser relacionados com o mapa Divisional D-9 (Navamsa), pois Navamsa é considerado o gráfico da alma. Nakshatras pode ser relacionada com as Gunas, que representa as qualidades de energia. Elas também podem ser relacionadas com os quatro propósitos da vida. (Dharma, Artha, Kama, Moksha).
A primeira parte já foi tratada por mim (o autor) exaustivamente em meu artigo intitulado "Nakshatra e Navamsa". O Rahulji explicou a segunda parte, Na verdade, tenho que também escrever um artigo sobre esse aspecto de Gunas e os Nakshatras. Vou também fazer o upload do mesmo depois de eu obter a permissão dos moderadores. Mas a idéia básica já foi transmitida por Rahulji com muita clareza.
A terceira parte que se relacionam os nakshatras com os quatro objetivos da vida ou metas de vida, a saber: Dharma, Artha, Kama , Moksha.
A filosofia hindu enfatiza que chatuvidha phala purushaaarthas ou seja, Dharma, Artha, Kana e Moksha são os quatro objetivos pessoais a serem realizados durante o curso da vida.
O conceito do Dharma abrange todos os aspectos de nossa vida. Artha implica riqueza, prosperidade, reputação, fama e etc...
Kama implica cumprimento sensorial e estético. Moksha é a libertação e a salvação.
Segundo o hinduísmo Dharma é a prática de Artha e Kama com o Dharma para se obter o Moksha.  a vida dos indivíduos gira em torno dops quatro Purushaarthhas. As Nakshatras mostram claramente os quatro objetivos da vida.
Cada Nakshatra é caracterizada por um dos quatro objetivos. elas são classificados por ordem direta e reversa.
A ordem direta é Dharma-Artha-Kama-Moksha e a ordem reversa é Moksha-Kama-Artha-Dharma. Damos a seguir os cálculos:
Primeiro Nakshatra Ashwini é uma Nakshatra Dharma, Bharani é uma Nakshatra Artha, Krittika é uma Nakshatra Kama e Rohini é uma Nakshatra Moksha.
Em seguida a ordem fica invertida: Nakshatra Mrigasirsha é Moksha, seguida por Ardra que é Kama, Punarvasu é Artha e Pushya é Dharma.
Mais uma vez a odem fica direta que é Aslesha-Dharma, Magha-Artha, PurvaPhalguni-Kama, UttaraPhalguni-Moksha. Então a ordem se inverte novamente Hasta-Moksha, Chitra é Kama, Swathi é Artha e Vishaka é Dharma. E recomeça a ordem direta:
Anuradha-Dharma, Jyeshta é Artha, Moola é Kama e Purvashaada é Moksha. Após isso temos que aplicar a ordem inversa novamente:
Uttarashaada é Moksha, Shravana deveria ser Kama, mas na verdade é Artha. Isto quer dizer que tem que pular Kama aqui. Por quê ?
Todos nós sabemos que existe um sistema que os Nakshatras são na verdade 28 e não 27, inclusive Abijiit seria o 28º Nakshatra, está localizado entre Purvashaada e Shravana. Uma vez que este nakshatra está longe da eclíptica, não estamos fazendo uso dela em nosso sistema. No entanto abhijit é levada em conta, então temos Abhijit como Kama e Shavana será Artha para que os cálculos se encaixem perfeitamente.
Continuando com nossa ordem reversa, Dhasnsihta será Dharma, então a ordem direta irá completar o sistema. Satabhishak será Dharma, PurvaBhadrapada será Artha, UttaraBhaddrapada será Kama e Revati será Moksha.
De acordo com isto cria-se a tabela abaixo:

*Clique na figura para apliar.

Agora, se analisarmos os Planetas colocados em váriosNakshatras em um gráfico, irá indicar o que visam na vida, o que está se dando maior importância na vida da pessoa.
Tomemos um horóscopo de exemplo:


Total:
Dharma - 7
Kama - 2
Moksha -1
Conclui-se que Dharma é o principal objetivo do dono do gráfico assima (Swamiji)
Desta forma você poderá analisar diversos gráficos e ver qual o objetivo principal de cada pessoa.
Após isso o autor desse artigo dá exemplos de diversos mapas olhados sob esse prisma e conclui dizendo:


"Para concluir, deixe-me dizer que este não é o fim, mas apenas o começo, necessário se faz outras investigações..." 
Para quem não está familiarizado com os quatro objetivos da vida de acordo com a filosofia hindu, sugiro que pesquise na internet a respeito sobre: Dharma, Artha, Kama e Moksha para compreender melhor a finalidade dessa técnica e seu uso dentro da astrologia, mas com certeza relacionando a partir deste ensinamento você descobrirá fatos importantes nos mapas que utilizar esses cálculos.

Ou poderá seinformar a respeito desse tema AQUI

2 comentários:

Aberta nova turma de Astrologia Védica (início Maio/2022)

E-mail: bhavakendra@gmail.com Facebook: https://www.facebook.com/tonybhava2020/